ENVIE SUAS SUGESTÕES E COMENTÁRIOS PARA O NOSSO E-MAIL iron-health@hotmail.com

AGORA TAMBÉM NO TWITTER @IRONHEALTHTF







quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Treinamento funcional x Treinamento tradicional

No treinamento funcional é possível realizar movimentos em diferentes amplitudes, principalmente se comparados aos exercícios da musculação.
Por conta disso, é possível dizer que o treinamento funcional é flexível e ilimitado, pois apresenta infinitas variações.
A realização de movimentos em múltiplos planos também é característica, já que as atividades funcionais ocorrem em três planos e requerem aceleração, desaceleração e estabilização dinâmica, para permitir ótima eficiência neuromuscular no treinamento funcional.


Por que treinamento funcional?

Para treinar os componentes da aptidão física relacionadas à saúde, como resistência aeróbica, anaeróbica, força, e flexibilidade, afinal o objetivo fundamental do treinamento funcional é melhorar as condições de saúde dos seus praticantes.
Um exercício somente pode ser considerado funcional se ele preencher seis critérios, que são descritos abaixo:

1.Melhora de capacidades biomotoras relevantes: força, potência, resistência, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, agilidade e velocidade.

2. Padrão de movimento comparável a reflexos: quando um corpo move-se sobre um objeto estável (terra) ou instável (prancha de surfe), usa reflexos para manter a postura ereta.

3. manutenção do centro de gravidade sobre sua base de suporte: para evitar possíveis quedas ou lesões.

4. Compatibilidade com um programa motor generalizado: ex. agachamento para melhorar um salto vertical.

5. Compatibilidade de cadeia aberta/ fechada: a seleção do exercício funcional deverá ser igualmente especifica para que se consiga um efeito funcional.

6.Isolamento para integração:um tempo adequado deve ser dispendido, treinando o músculo para que ele contribua na realização de um movimento funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m