Os Exercícios do treinamento funcional apresentam propósitos específicos, geralmente reproduzindo ações motoras que serão utilizadas pelo praticante em seu cotidiano.
Os exercícios referem-se a movimentos que mobilizam mais de um segmento ao mesmo tempo, que pode ser realizado em diferentes planos e que envolvem diferentes ações musculares. Esse método quando bem orientado melhora todos os componentes necessários para permitir ao praticante retornar ou adquirir um nível ótimo de função.
Origem da fisioterapia com profissionais da área de reabilitação, que possibilitavam um retorno a sua vida normal após recuperação de lesão ou cirurgia e baseado no sucesso desta aplicação na reabilitação o conceito de treinamento funcional passou a ser utilizado do desempenho atlético e programas de condicionamento físico para evitar possíveis lesões dos praticantes da atividade física e por essa razão atualmente, muitos profissionais são adeptos dessa nova malhação ou Fitness do futuro.
As vantagens deste método em relação aos tradicionais como podemos observar é que o condicionamento físico é conduzido por meio de exercícios que são integrados para que sejam alcançados padrões mais eficientes.O TF aproxima-se mais dos movimentos reais ou seja daqueles realizados no dia-dia, Ele atende ao principio da especificidade que é um dos mais importantes no treinamento pois somente atividades semelhantes as do esporte desenvolverão uma melhora geral no desempenho.
E por possuir um maior grau de liberdade de execução pode se dizer que é flexível e ilimitado pois apresenta infinitas variações.
As pessoas devem estar se perguntando por que treinamento funcional?
Pois hoje, um maior número de pessoas passa sua maior parte de seu tempo sentado em frente ao computador ou tem a tecnologia a seu favor ex: elevadores, controles, carros e maquinas e esse aspectos característicos do trabalho nos dias de hoje podem levar ao desenvolvimento de desequilíbrios musculares e diminuir a capacidade funcional do corpo aumentando a disfunção e o surgimento de lesões.
Observando-se uma diminuição significativa na realização de atividades físicas tanto na vida adulta quanto na infância e adolescência.
O treinamento funcional melhora a eficiência neuromuscular, flexibilidade, equilíbrio, dinâmica, força funcional e coordenação motora.
No treinamento funcional bases de suporte instáveis são estratégias de variação do treino, pois intensificam o trabalho proposto e podem ser prescritos a diferentes níveis de alunos, uma maneira eficiente de melhorar a força do core ( 29 pares de músculos que forma um cinturão e são responsáveis por manter uma boa postura). Melhorando desta forma a qualidade de vida e saúde.
O treinamento funcional é composto de exercícios que treinam movimentos da vida cotidiana ou modalidade esportiva específica, condiciona de forma plena todas as capacidades físicas do indivíduo como força, equilíbrio, coordenação motora, agilidade, destreza de movimentos melhorando a força e a técnica de execução, possibilitando ao indivíduo produzir movimentos mais eficientes, resgatando assim a capacidade funcional do homem moderno.
ENVIE SUAS SUGESTÕES E COMENTÁRIOS PARA O NOSSO E-MAIL iron-health@hotmail.com
AGORA TAMBÉM NO TWITTER @IRONHEALTHTF
AGORA TAMBÉM NO TWITTER @IRONHEALTHTF
Nenhum comentário:
Postar um comentário