Ela não deixa de treinar nunca, diz Thiago Passos, especialista em treinamento funcional e kettlebell, técnica russa que utiliza bolas de peso.
Símbolo de sensualidade e formas perfeitas, Scarlett Johansson decidiu que queria melhorar seu condicionamento após as cansativas cenas de luta de "Homem de Ferro 2". E um brasileiro que mora em Nova York desde 2001 é o responsável pelo treinamento da atriz nos últimos oito meses.
Thiago Passos, formado pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, é especialista em treinamento funcional e kettlebell, modalidade russa que usa bolas de peso com mais de seis quilos nos exercícios. Segundo Thiago, Scarlett é uma aluna assídua e treina todos os dias. Confira o bate-papo com o professor, da academia Arte da Força, que também treina modelos brasileiras nos Estados Unidos.
Como conheceu Scarlett Johansson?
Ela treina na academia onde presto serviço e sou o especialista em kettlebell, e se interessou muito pela aula que eu dava para as modelos e acabou me procurando. Como ela viaja muito, treina comigo quando está em Nova York.
Que tipo de treino você passa pra ela?
Basicamente ela treina como um atleta. Nossos treinos são feitos com muito peso livre, kettlebells (bolas de peso), caixas de salto, ondulação com cordas, treinamento suspenso, entre outras coisas. O treino dela é bem pesado, intenso e ela não tem medo de cara feia. Basicamente tentamos ser o mais funcional possível, desde que sempre muito intenso e eficiente.
Qual o maior objetivo dela com o treino?
Quando falamos em treinamento de resultados, o objetivo é sempre ter o melhor desempenho possível, e o resultado, caso tanto o treino quanto a parte nutricional sejam feitos adequadamente, é a diminuição do percentual de gordura e aumento da massa muscular (o famoso "enrijecer", que no caso, é uma hipertrofia em níveis baixos). Ela não quer parecer uma fisiculturista, e pela sua estrutura física, teria muita dificuldade em ganhar massa naqueles níveis. Porém, depois que ela terminou de filmar “Homem de Ferro 2”, que envolvia muita luta, entendeu que precisa ter o condicionamento de atleta, pois a profissão dela requer isso. É assim que mantemos nossas metas com ela, melhorar o desempenho. O corpo e a parte estética serão uma consequência natural.
O treino dela e das estrangeiras em geral é diferente do treino das brasileiras?
Muito. No Brasil, ainda estamos nos adaptando ao conceito de "treinamento funcional", e as pessoas ainda dividem esse conceito da musculação. Pelo menos, acompanhando o treino de algumas celebridades pela internet, vejo que o treino que ainda se faz muito é baseado em exercícios que já se demonstraram muito prejudiciais, como o leg press, o agachamento no smith, as cadeiras extensoras e flexoras e muita tornozeleira. No Brasil ainda não há uma cultura de se identificar as necessidades mecânicas de cada indivíduo e corrigir os desequilíbrios musculares através do treino. Isso, a longo prazo, gera muitas lesões. Para nós aqui, cada aluno tem que passar por uma avaliação funcional do movimento e a partir daí traçamos uma estratégia para corrigir os desequilíbrios do cliente, ao mesmo tempo que fazemos os fortalecimentos.
Scarlett é uma aluna dedicada?
Muito. Treina cinco vezes na semana, 90 minutos por dia, e sempre que viaja tem um treinador em cada cidade que vai. Não deixa de treinar nunca! Principalmente por influência do marido, que também treina com a gente na academia, o Ryan Reynolds, que é super bem condicionado também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário