ENVIE SUAS SUGESTÕES E COMENTÁRIOS PARA O NOSSO E-MAIL iron-health@hotmail.com

AGORA TAMBÉM NO TWITTER @IRONHEALTHTF







terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cinco parâmetros da Obesidade

Os quilinhos a mais deixaram de ser uma dor de cabeça apenas aos gordinhos para se tornarem um problema nacional. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que a obesidade já atinge níveis preocupantes no Brasil.


Segundo a pesquisa, que ouviu 188 461 pessoas, os números são alarmantes e configuram situação de epidemia. Caso o ritmo atual seja amntido, em apenas 10 anos a população pode atingir o número de obesos (30% da população) comparado ao dos Estados Unidos, onde a obesidade constitui um problem a de saúde pública. Apresentam sobrepeso no Brasil:

• 30% das crianças entre 5 e 9 anos;
• 20% da população entre 10 e 19 anos;
• 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos;
• Entre os 20% mais ricos, o sobrepeso chega a atingir 61,8% da população adulta.

1) O que leva um indivíduo a ser obeso? A ingestão excessiva de alimentos leva à formação de uma maior quantidade de tecido adiposo, ou seja, há um aumento de peso corporal. Essa situação pode se agravar se os alimentos ingeridos conter um alto índice calórico, a quantidade de energia contida nos alimentos ingeridos deve ser igual à necessária para a manutenção do nosso organismo.

2) Diferença da obesidade feminina para a masculina: a gordura se acumula em regiões diferentes do homem e da mulher. Na mulher a gordura se acumula nos quadris e nas coxas e já no homem o acúmulo ocorre na região do abdome e na parte superior do corpo.

Podemos fazer uma comparação: o corpo da mulher obesa se assemelha à forma de uma pêra, e o do homem, à forma de uma maçã.

3) Fatores que levam à obesidade: existem vários e dentre eles podemos destacar:

Psicológicos: a ansiedade é a maior inimiga de quem está acima do peso, ela pode levar uma pessoa a ingerir uma quantidade exagerada de alimentos;

Genéticos: filhos de pais obesos apresentam uma predisposição de também serem obesos, ou seja, a tendência à obesidade é bem maior. Estudos comprovam que a obesidade dos pais é o maior fator de risco para uma criança se tornar obesa;

Culturais: em uma determinada região onde a cultura local exerce influência sobre os hábitos alimentares.

4) Porcentagens de tecido adiposo:

Pessoas em forma: 10 a 20 % de seu peso
Obesos: pode chegar a 50 %.

As células que armazenam gordura ficam localizadas no tecido adiposo, esse tecido tem a função de servir como uma reserva energética para o corpo.

5) Como diagnosticar a obesidade?

A maneira mais prática é adotando uma relação matemática chamada de Índice de Massa Corpórea (IMC), veja como calcular esse índice:

IMC = peso (Kg)
(altura)2 (m2)

A seguir uma tabela que permite interpretar os resultados obtidos pela equação acima.

IMC (Kg/m2) Classificação
< 18,5 Baixo peso
18,5 - 24,9 Normal
25 – 29,9 Pré-obeso
30 – 34,9 Obesidade classe1 (leve)
35 – 39,9 Obesidade classe 2 (moderada)
> 40 Obesidade classe3 (grave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m