ENVIE SUAS SUGESTÕES E COMENTÁRIOS PARA O NOSSO E-MAIL iron-health@hotmail.com

AGORA TAMBÉM NO TWITTER @IRONHEALTHTF







terça-feira, 27 de março de 2012

Suar é importante para manter a temperatura, mas não emagrece.

Variações do termômetro corporal maiores de 8° C podem levar a lesões permanentes nas células e no cérebro e chegar à morte.

No calor e durante uma atividade física, o corpo sua mais, principalmente na cabeça, nas axilas, mãos, virilha e pés, que são ambientes mais úmidos, fechados e quentes.

Com a transpiração, perdemos 95% de água e 5% de eletrólitos, substâncias como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que reagem com a água e fazem a condutividade elétrica no sangue. O mau cheiro decorrente do suor não vem do líquido, mas das bactérias presentes na pele que se alimentam dele. É o resultado dessa digestão que tem um odor forte e característico.



Segundo o cirurgião do tórax José Ribas Milanez, do Hospital das Clínicas em São Paulo e do Hospital Albert Einstein, a transpiração é o principal mecanismo para resfriar o organismo, que funciona bem a uma temperatura aproximada de 36,5° C. Se esse termômetro passar dos 38° C, há algo errado.

Elevações de até 3° C geralmente não causam nenhum prejuízo, mas variações de 5° C já podem provocar disfunções no sistema nervoso central, como náusea, tontura e redução na taxa de transpiração. Aumentos maiores, de até 8° C, podem levar a lesões permanentes nas células e no cérebro e chegar à morte.

Os termoreceptores da pele percebem que a temperatura ambiente ou corporal está alta e avisam o cérebro, que ativa o sistema nervoso simpático, responsável por emitir um sinal às glândulas sudoríparas. São essas células que começam a produzir suor.

Atividade física

A quantidade de suor liberada por uma pessoa depende se ela está fazendo atividade, se está ao ar livre, sob o sol. Dependendo da idade, do sexo, do peso, da duração e intensidade do exercício, da roupa e da temperatura ambiente, um indivíduo pode perder de 4,5 a 7,5 litros de suor por dia. Em repouso, o valor diário costuma ficar entre 600 ml e 1,5 litro.

De acordo com o preparador físico José Rubens D’Elia, caminhar rápido, correr e pedalar são atividades que provocam muita transpiração, porque a maior parte do trabalho muscular (cerca de 70%) é transformada em calor. Só os 30% restantes são convertidos em movimento.

O suor não é responsável pela perda de gordura, mas pela eliminação de líquidos. Quando transpiramos, perdemos o peso da água, mas a maior parte dela é reposta rapidamente com a hidratação.

O exercício é importante para emagrecer porque, além do suor, a pessoa queima gordura e glicose para produzir a energia necessária à prática.

Quem tem sobrepeso ou é obeso costuma transpirar mais porque a gordura funciona como um isolante térmico, que dificulta a passagem do calor de dentro para fora do corpo.

A umidade do ar também interfere no suor, pois a evaporação é mais eficiente em climas secos. No ar úmido, quem faz exercício transpira mais, mas o suor evapora pouco, o que gera desconforto.

As roupas mais indicadas para se exercitar são as leves e claras, que em dias quentes ajudam o corpo a não reter calor, por facilitarem a troca de temperatura com o ambiente.

Dicas

- Ingira líquidos antes, durante e após atividades físicas para manter o corpo hidratado. Tome água, água de coco, isotônicos, sucos, chás e caldos leves. Além disso, coma saladas e frutas, que também contêm sais minerais.
- Durante o verão, prefira exercícios em locais abertos

Hiperidrose

Quando o suor é excessivo e vai além das necessidades de controle da temperatura corporal, é sinal de hiperidrose, doença que atinge aproximadamente 1% da população.

Geralmente, ocorre nas mãos, pés e axilas, mas pode ainda se manifestar no rosto ou couro cabeludo. Embora não se conheça exatamente as causas do problema, em algumas pessoas o suor intenso se torna incontrolável e é recomendada cirurgia.

domingo, 11 de março de 2012

Sistema combina Treinamento Funcional e técnicas de Levantamento de Peso

Edmilson Dantas, o Dimas, explica como o Levantamento de Peso combinado com o Treinamento Funcional proporciona força, velocidade e condicionamento físico para qualquer atleta!


Ao assistir às competições de Levantamento de Peso Olímpico, impossível não pensar na sobrecarga de peso sobre a musculatura dos atletas e no número de lesões a que estes estão sujeitos. Impossível imaginar, portanto, que esse tipo de treino possa ser praticado por pessoas de diferentes portes, de crianças a idosos, com benefícios que vão da prevenção de contusões e alívio das dores musculares, à reabilitação e fortalecimento de músculos lesionados. “Se praticado da maneira correta e com orientação, o levantamento é menos arriscado do que se imagina”, garante o Edmílson Dantas, o Dimas, um dos grandes ícones do Levantamento de Peso Olímpico no Brasil.

Treinamento Funcional e o Levantamento de Peso

Foi pensando assim que Dimas criou o LPO System – Levantamento de Peso Olímpico, um sistema de treino que combina exercícios funcionais com técnicas do Levantamento de Peso Olímpico, aplicado em treinos de outros esportes, como judô, natação, polo aquático e vôlei. “O Levantamento de Peso é uma modalidade que exige uma habilidade motora muito grande, assim como velocidade, agilidade. Por ser multiarticular (envolver múltiplas articulações), o treino do Levantamento de Peso acaba sendo de grande ajuda para atletas de outros esportes. Além dos exercícios tradicionais, como o arranco e arremesso, trabalhamos com agachamentos e outras atividades com cargas reduzidas”, explica Edmílson. Segundo ele, atletas que irão para os Jogos Olímpicos de Londres utilizam o LPO System como parte de sua preparação, entre eles os judocas Tiago Camilo e Rafael Silva.

O treinador explica que treino de musculação comum envolve exercícios de execução unilateral, com um lado do corpo sendo mais exigido do que o outro. Lá é possível, por exemplo, ‘roubar’ um pouco nos exercícios, sobrecarregando um grupo muscular quando a carga utilizada é muito grande. A consequência dessa má distribuição do peso e do esforço é a ocorrência de dores e contusões.

No LPO System, o Treinamento Funcional combinado ao Levantamento de Peso, a distribuição da carga ocorre de forma homogênea, evitando a ocorrência de lesões e regenerando as existentes. O trabalho multiarticular garante que a carga utilizada não seja superior àquela que o praticante consegue levantar.

O sistema também é recomendado tanto para a preparação complementar de atletas, quanto para o condicionamento físico e bem-estar do praticante comum, além de ser utilizado em reabilitação, complementando o tratamento fisioterápico ao fortalecer grupos musculares, tendões e articulações.

Autoridade em Levantamento de Peso

Edmilson Dantas é conhecido no meio esportivo como Dimas. Idealizou o LPO SYSTEM em 1985, e desde então se dedica a ensinar o método para preparação de atletas e condicionamento físico, bem-estar e reabilitação.

De pessoas comuns. Participou como atleta de Levantamento de Peso nos Jogos Olímpicos de Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996) e conquistou 5 medalhas em Jogos Pan-americanos de 1991 a 1995. Como técnico, Dimas contribuiu para a classificação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Beijing, foi técnico da seleção brasileira nos Jogos Pan-americanos do Rio (2007), chefe de equipe e técnico nos Jogos Olímpicos de Beijing (2008).
Calcule Aqui seu IMC. Peso: Kg Altura: m