Apesar de simples, pular corda com eficiência e segurança requer alguns cuidados.
Portais da Moda.com.brTonificar os músculos, perder peso e ter uma boa respiração são poucos, dos muitos benefícios que pular corda traz para a saúde. Com a vida agitada, muitos se esquecem, ou não tem tempo de praticar uma atividade física, e se você é um dos que se encontram neste grupo de pessoas, saiba que pular corda é prático, eficiente e o melhor: pode ser feito no conforto de casa!
Esse exercício aeróbico – o qual usa oxigênio para produzir energia para os músculos, trabalhando de forma rítmica uma grande quantidade dos mesmos – trabalha as panturrilhas (batatas da perna), desenvolve o condicionamento cardiovascular e respiratório, ajuda a tornear os braços, a melhorar a coordenação motora e a definir as coxas.
Aquela preguiça no começo da prática dos exercícios é dada porque o corpo ainda não se acostumou com a liberação de endorfina. Quando habituada, a pessoa torna-se “viciada” nela, o que é bom, visto que assim o corpo sente prazer ao exercitar uma atividade física, levando a um melhor aproveitamento da mesma. Veja algumas dicas de como pular corda para emagrecer.
Como fazer uma corda em casa
É necessário um pedaço de corda relativo a altura da pessoa:
:: Altura até 1,5m = 2,5m de corda.
:: Altura entre 1,5m e 1,8m = 2,65m de corda.
:: Altura de 1,8m = 2,85m de corda.
Com a corda no tamanho correto, deixe um pedaço de aproximadamente dois palmos de espaço em cada ponta e faça um nó nas mesmas. Enfie um pedaço de mangueira de borracha em cada uma e assim faça outro nó.
Alguns cuidados
:: Se alongue antes e depois do exercício para evitar dores e cãibras.
:: Pessoas sedentárias devem iniciar o exercício com uma menor duração de tempo e depois ir aumentando gradativamente.
:: Pular em locais mais macios como na grama ou em cima de tapetes ajuda a amortecer o impacto nos pés.
:: Pessoas que sofrem de problemas nas articulações dos membros inferiores e tem lesões nos joelhos ou nos tornozelos são contra-indicadas para esse tipo de treinamento.
:: O calçado tem que ser confortável e adequado para o pouso dos pés após o salto.
:: Ao chegar com os pés no chão, os apóie por inteiro e não apenas os dedos – esse cuidado evita lesões nos tornozelos, joelhos e articulações.
:: Para exigir um maior impacto das pernas, dê pequenos saltos com paradas pequenas de tempo, assim você faz maior esforço, e consequentemente, emagrece mais.
:: Concentrando-se nos glúteos e fazendo força no abdômen abaixo do umbigo, pule com os dois pés elevando os joelhos o mais alto que puder.
:: Pule com um pé só – exercitando os músculos das coxas. Reveze-os.
:: Enquanto pula, alterne os pés, elevando o joelho o mais alto que pode, trabalhando assim, todo o seu condicionamento físico.
:: Dando leves chutes para frente e alternando os pés, os glúteos são trabalhados.
Duração dos exercícios
Para iniciantes: indica-se fazer séries entre 15 e 20 saltos até a duração de 20 minutos.
Para intermediários: de 20 a 30 saltos até 30 minutos.
Para avançados: de 30 a 40 saltos até 40 minutos.
Além de ser benéfico à saúde, pular corda é prático e ainda auxilia na redução de peso, com cerca de 350 calorias a cada 30 minutos. Qualquer que for o exercício escolhido, a determinação de continuá-lo praticando e uma alimentação balanceada são as chaves principais para um resultado satisfatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário